segunda-feira, 29 de setembro de 2008

Saudade

Descobri que existe uma síndrome ainda não diagnosticada pelos médicos. Chama-se Síndrome do Meio do Caminho. Eu sofro dessa síndrome e chega até a ser engraçado.

Quando viajei à Nova Zelândia (e fui para passar 1 ano), quando cheguei exatamente no meio da vaigem, comecei a sentir uma saudade incontrolável, uma vontade terrível de abandonar tudo e voltar para o Brasil. A Síndrome se curou em poucos dias.

Aqui no México, descobri que não foi uma crise pontual, essa da Nova Zelândia. Saí do Brasil em finais de junho e vou voltar no dia 20 de dezembro. Ou seja, o fim de setembro seria mais ou menos o "meio do caminho". E a síndrome atacou outra vez. Que saudades! Que vontade de voltar!!!! Mas, outra vez, me curei em poucos dias.

Mas a Síndrome não é uma coisa má. Isso porque a saudade é absolutamente normal - e acredito que nos deixa mais fortes. Voltamos dando mais valor ao dia-a-dia, dando mais valor às pessoas que amamos e, no fundo, aprendemos a conviver um pouco melhor com nós mesmos (e a aguentarmo-nos um pouco mais - talvez o mais difícil de tudo na vida seja aguentar a nós mesmo, aguentar nossos fantasmas, nossas tormentas, nossos medos, nossa insegurança).

Acredito que, em outro país, sozinhos, se não matamos estes fantasmas, pelo menos aprendemos a conviver com eles e a não deixá-los tomarem conta de nossas vidas.

Nenhum comentário: