sábado, 4 de outubro de 2008

Sumiço

Sumí por alguns dias porque tive duas provas e uma apresentação. Aliás, tive que apresentar o Brasil para minha aula de "Cultura e Identidade na América Latina". Coloquei partes dos filmes "Cidade de Deus" (Marcio me mata!!!) e "O que é isso, companheiro?". Também coloquei muitas fotos desse país (geograficamente) lindo, inclusive algumas de neve e tudo e ninguém acreditou que era o Brasil e não a Alsácia ou algo assim.

Foi bom ter feito essa apresentação, porque me alegrei e me emocionei com algumas coisas do meu país... Então, depois de tanta pesquisa, acho injusto não dividir com vocês algumas descobertas (as informações vão em espanhol porque fiquei com preguiça de traduzir, mas tá entendível):

Economia
- El PIB total de Brasil es de US$ 1.067.803.000
- La economía de Brasil es la novena del mundo y la primera de América Latina
- Brasil es el 7º mayor productor de cereales del mundo, detrás de China, Estados Unidos, India, Russia, Francia e Indonésia. En este sentido, es el segundo mayor productor de soya del mundo (el primero es EUA).
- Brasil es el 3º mayor productor de carne del mundo, detrás de China y Estados Unidos.
- La industria brasileña generó en 2007 r$1.269.252.098.000.
- En 2006, 98% de las industrias brasileñas son de "transformación" (el tipo de industria que transforma la materia-prima en algún tipo de producto comercial a punto de ser consumido o usado). Apenas 1,99% de las industrias eran extrativas.
- El país recibe anualmente 5.358.000 turistas | Mexico recibe 102.501.000

Indicadores Sociais
- Expectativa de vida - 70,3 años | 82º lugar en el mundo, datos de 2005
- Índice de desenvolvimento humano - 0,79 | 64º lugar en el mundo, datos de 2004
- Tasa de alfabetización de las personas de 15 años o más - 88% | 16º lugar en América Latina, datos de 2005
- Mortalidad infantil 2,5% en 2006
- Población subnutrida 7% | Mexico tiene 5%, datos de 2002
- Domicílios con acceso al agua potable 90% | 77º lugar en el mundo, datos de 2004
- Domicílios con acceso a la red sanitaria 75% | 62º lugar en el mundo, datos de 2005
- Usuarios com acesso à internet 21 a cada 100 | 7º lugar en América Latina

[todos os dados foram retirados do site do IBGE ou do FAOSTAT]

É a velha frase, "a economia vai bem, mas o povo vai mal".

Nenhum comentário: