sexta-feira, 19 de setembro de 2008

Ah, Ciudad de Mexico...

Estive na Cidade do México no fim de semana passado. Fui com outras seis pessoas - Akiko, Nori, Hiroshi (Japão), Jeff (Canadá), Evan (EUA), Yas (Alemanha). Segue uma foto deles abaixo, mas não sai a Akiko, depois coloco uma foto dela aqui, quando escreva sobre Teotihuacan (sim, eu fui!!!). Passamos 5 dias por lá e foi simplesmente incrível... A cidade é linda demais. No entanto, sofro as conseqüências da poluição agora, de volta a Guadalajara, porque não pára a coriza do meu nariz (mas estou bem!). [Ah! PS: nosso albergue ficava na Rua Brasil hehehehehe!]


Quem vai à Cidade do México não pode deixar de visitar este lugar - a Casa de Frida Kahlo. É uma coisa linda, cheia de peças indígenas, artesanato, pinturas e cores por todo lado. Uma casa super ampla e muito agradável... É incrível sentar-se ou tocar nas paredes e imagiinar que Kahlo ou Rivera podem ter feito o mesmo alguns anos atrás.



Ainda no Distrito Federal, mas numa cidade-satélite, está Xochimilco. É um dos únicos (ou o único) lugar do México onde ainda se conserva a forma de cultivo de plantas dos aztecas. O que aconteceu foi que os aztecas foram soterrando o lago para poder plantar e, por fim, a sua agricultura criou canais. Ou seja, no momento em que os mexicanos pararem com o cultivo que fazem hoje, já não existiram esses canais e o que hoje se parece a um rio voltará a ser um lago. Além da agricultura, a cidade vive de turismo, como podem ver pelas fotos abaixo.

Deixando um japonês sem graça =)














Se pode encontrar todo tipo de coisa nesses barquinhos (chamados trajineras) que fazem passeios turísticos e também oferecem comida, milho (assado e cozido), sobremesa, mariachis, cerveja... ou seja, tudo.














O metrô da Cidade do México é uma bênção. Custa menos de R$0,10 e te leva a qualquer parte da cidade. Tudo o que fizemos na capital foi em metrô e às vezes de tão cansados acabávamos dormindo...


Fui à casa onde viveu Leon Trotski quando estava exilado no México. É uma casa super simples, nada de luxo. Parece que ele gostava de cuidar de animais (tinha galinhas e coelhos) e passava a maior parte do tempo escrevendo. Ele morreu no México, assassinado por um "amigo" e suas cinzas estão nesta casa. Mais tarde, as cinzas de sua mulher também foram trazidas para aqui.















O quarto à direita é onde Trotski sofreu o primeiro atentado. Ainda se podem ver as marcas de balas.

O Museu Nacional de Antropologia é uma coisa incrível e definitivamente impossível de visitar em um dia. É enorme!!!! Mostra artefatos de todas as civilizações pré-colombinas conhecidas do México. Abaixo algumas fotos.






Nenhum comentário: