terça-feira, 10 de agosto de 2010

Primeiro dia parte 1: viagem espiritual

Esse primeiro dia parece que teve 48 horas! Muita coisa para contar!!! Vamos la! =]

De manha, fomos conhecer os arredores da casa de Nori a pe. Bem pertinho, tem esse templo (budista):

E praticamente em frente ao templo tem esse santuario (xintoista):

Aqui no Japao e bem comum que as pessoas tenham duas (ou mais) religioes. No geral, todo mundo e budista e xintoista (86% da populacao), pelo menos, porque sao religioes muito antigas aqui. Isso e estranho para a gente no Brasil, porque nossa religiao nao permite que se siga outros caminhos, mas acho bastante coerente voce poder escolher acreditar em muitas coisas (ou em algumas coisas de varias religioes) ao mesmo tempo.

O xintoismo e a unica religiao propriamente 'japonesa' (as outras foram trazidas da China, India, Ocidente etc). Os japoneses dizem que o xintoismo e a religiao 'deste mundo e desta vida', enquanto que o budismo e a religiao 'do proximo (ou outro) mundo e da alma'. Nascimentos, casamentos, rituais de colheita e sucesso nos negocios sao relacionados ao xintoismo; funerais sao exclusivamente budistas.

(obs: o xintoismo parece um pouco com o candomble - ou com o filme 'Avatar' rsrsrs - no sentido em que ve tudo na natureza como conectado e ve deus nos proprios elementos da natureza, como mar, rio, arvores, montanhas, animais etc / o budismo prega a impermanencia dessa vida, eles ressaltam o fato de que tudo ao nosso redor, inclusive o proprio afeto pelas pessoas que nos cercam, sao impermanentes e, se nos apegarmos a isso - tanto ao material quanto ao sentimental -, teremos apenas sofrimento; o objetivo dos que seguem o budismo e se livrar do desejo, respeitar todos os tipos de vida (nesse sentido parece com o xintoismo, ao meu ver) e atingir o 'nirvana' ou estado de iluminacao, em que se tem uma visao mais ampla do que e a vida e do sentido da nossa existencia) <-- grosso modo!

O santuario xintoista que fomos estava meio abandonado, mas esta pintura (acima) estava bem conservada e as roupas do monge estavam perfeitamente dobradas num canto da salinha onde eles 'rezam' (ninguem rouba!). Depois tenho que ir num santuario xintoista que ainda esteja ativo e tirar umas fotos para colocar aqui.

Depois fomos visitar o templo budista. Que coisa mais linda!!!!!! Incrivel. A construcao, apesar de 'recente' (aqui eles chamam de recente tudo o que tem menos de 200 anos), era muito delicada e parecia de muito tempo atras. Primeiro, tinha um jardim enorme onde havia varios arvores de maple (daquela folhinha da bandeira do Canada). No outono, Nori disse que fica lindissimo. Tinha tambem varias 'lanternas' (abaixo) antigas, do tipo que antes se colocava fogo dentro para iluminar.


(Uma "fonte" no meio do templo, com uma pedra no meio e, em cima da pedra, uma estatua bem pequena de um monge. Achei que simbolizava a imensidao da natureza em comparacao com o homem, mas foi so minha interpretacao)

(O templo fica rodeado por montanhas e natureza)

(Parte principal, onde fica o altar e onde sao feitos ensinamentos)

(Esse e tipo o sino que no ano novo eles dao varias badaladas)

(Aqui acredita-se que dobrando 1000 gruas de origami voce tera um desejo realizado)

(Sala onde ha ensinamentos budistas)

(Especie de "altar". Nori falou que este templo tem influencia do budismo indiano... Acho que um templo de zenbudismo teria menos elementos)

(Plaquinhas com desejos e as mil gruas de origami que falei que valem um desejo)

(Aqui cada monge faz seu proprio "altar", com elementos pessoais etc. Cada um tem um Buda e um vasinho com uma planta - acho que e considerada sagrada, mas ninguem soube me responder porque esta planta)

("Se estiver feliz, ria; se estiver triste, chore")

Em determinado momento, parei e pensei: 'Meu Deus, eu peguei um aviao e vim parar em outro planeta, nao em outro pais'!!! Me lembrei de um trecho do filme "O Ultimo Samurai" quando Tom Cruise fala assim:

There's so much here that I'll never understand...
I've never been a church-going man and
What I have seen in the field of battle has led me to question God's purpose
But there is indeed something spiritual in this place
And though it may forever be obscure to me
I cannot but be aware of its power

E verdade: tem algo espiritual aqui. E, em especial, tem algo de espiritual nos templos budistas. Eu ja tinha ido a um templo budista em Cingapura e tinha sentido a mesma coisa. E dificil de explicar, e tipo uma energia, uma paz, nao sei... Nao e passividade, talvez a palavra seja "tranquilidade" para aceitar as coisas da vida, para aceitar a vida em si. E sentir essa tranquilidade para a vida e muito agradavel. Uma sensacao talvez oposta a que se sente na igreja, pelo menos do meu ponto de vista... E o oposto do sentimento de "culpa", de "pecado", de "sofrimento"... Nao sei, nao gosto do ambiente de igreja, a energia e muito pesada.

Aqui a natureza e parte da construcao do templo. Todo templo precisa ter um "parque" ao redor e a disposicao das arvores e dos elementos do jardim tambem tem um significado. E interessante! O sentido estetico deles busca o nao simetrico, provavelmente muito influenciado pelo budismo. Chama-se "wabi-sabi" este senso estetico, norteado pela ideia de que tudo e "impermanente, incompleto e imperfeito" (esta ideia e derivada do budismo).

Foi Tadashi Endo, no Festival Vivadanca, quem primeiro me explicou o wabi-sabi. Ele disse que este sentido e equivalente a escolher, entre uma colher perfeita feita por uma maquina, uma colher imperfeita feita artesanalmente... Ou, entre um arranjo floral simetrico e virtualmente perfeito, um arranjo assimetrico (como ikebana, bonsais etc).




(cemiterio budista)

(flor de Lotus; um dos contos dizem que Buda nasceu de uma dessas flores)

(sim, cada telha tem este inscricao)


Um comentário:

Aline Bessa disse...

Vc falando de xintoísmo me lembrou Harai. Tá vendo? Estava escrito pra vc!