terça-feira, 24 de agosto de 2010

O santuario de centenas de toriis

Minha primeira visita a Kyoto - talvez o 'Rio de Janeiro' do Japao, aquela cidade que tem fama de ser linda, que todo mundo quer visitar e que foi a antiga capital - foi no dia 16 de agosto. Adorei a cidade, e muito linda! ^^ Neste dia, fui visitar uns amigos (depois escrevo sobre isso), entao nao fiz muuuita coisa turistica, so visitei um santuario xintoista - mas so ele ja valeu a viagem (o legal e que sao apenas 40 minutos de Osaka pra la). Vejam pelas fotos como foi a experiencia:

Praticamente todo lugar onde tem lixeira, aqui no Japao, tem essa divisao: latas, garrafas plasticas, revistas, jornais e lixo comum!

Primeira visao de Kyoto: teatro Kabuki. A cidade e toda assim, antigo e novo mesclados.

Tem as paradas 'triangulo' e as paradas 'circulo'. Antes do trem chegar, avisam em qual que a porta vai abrir!

Esse e o santuario onde a gente foi, o nome e Fushimi-Inari Taisha e foi fundado no seculo VIII, dedicado aos deuses do arroz e do sake. A medida que o papel da agricultura foi diminuindo, divindades da prosperidade foram vinculadas e ele passou a ser frequentado cada vez mais por businessmen.

Foi muito impressionante: estavamos la, olhando as instalacoes e, de repente, uma musica: era um ritual xintoista!!! Eu nunca tinha visto, nem em filme (pena que nao podia tirar foto nem filmar). Foi muito interessante, mas, como esse santuario e muito turistico (e Nori falou que talvez as 'monjas' estivessem fazendo part time job, mas acho que foi brincadeira dele), nao foi de arrepiar. Mas foi muita sorte, dizem que esses rituais so acontecem poucas vezes ao ano!

Este santuario e conhecido por ter muitos - MESMO - toriis, ou seja, 'portoes' sagrados. Andamos 1km e eles continuavam aparecendo, depois voltamos. Mas o total da 'trilha' e de 4km, acho que a maior parte com toriis! O_o

Atras de cada torii tem escrito o nome de quem o doou ao santuario.

No meio do caminho aparecem uns altares...

E depois mais toriis...

De repente, um lago lindissimo...

Fazer este caminho no calor, embaixo de um sol de rachar e super umidade foi dificil, bateu uma mega fome depois... Ai fomos comer num 'rodizio de sushi'. Funciona assim: varios sushis vao passando, de varios sabores (atum, salmao, enguia, ova de salmao, ovos, outros peixes etc etc). Todos tem o mesmo preco (em torno de 100 ienes) e geralmente vem 2 sushis em cada pratinho desse valor (se a parte do peixe que estiver no sushi for mais nobre, vem apenas um). Voce vai pegando quanto quiser e fazendo um montinho com os seus pratinhos usados, ao lado. No final, vem um garcom e conta seus pratos, voce vai no caixa e paga. Super pratico! E ainda te dao cha verde e agua gratis =) As vezes (como nesse restaurante que fomos) da para ver o sushiman fazendo tudo bem rapido, e ainda mais legal!!


Nenhum comentário: