terça-feira, 14 de outubro de 2008

Yoga!!!!

Finalmente entrei na academia!! Eu e um amigo canadense combinamos de ir juntos. Ontem fomos treinar e depois fizemos yoga, ou melhor "yoga fit" =) Foi divertido, percebi que sou super desequilibrada! É claro que não é nem nunca vai ser o ambiente perfeito para praticar yoga uma sala no meio de um monte de aparelho de ginástica, com uma agitação incrível ao redor e música eletrônica frenética do lado de fora! Mas deu para aproveitar bastante!!!!

Déficit

Ontem vi o filme dirigido e protagonizado pelo Gael García Bernal, Déficit. Foi sua estréia como diretor e nem suas feições hipnotizantes conseguem salvar a película. É muito, muito ruim. Primeiro, que é muito simples - nenhum personagem se desenvolve praticamente, ou seja, do jeito que começam, terminam. Segundo, o diretor de fotografia é PÉSSIMO e às vezes dá até raiva os enquadramentos que faz. Terceiro, é a típica história que já estamos cansados de ouvir, e sem fazer grandes alterações: a família rica do político corrupto, os amigos drogados, as festas inconseqüentes, o desrespeito pelos empregados, o filho que não quer estudar e que se apaixona pela menina boazinha que trata bem os mais pobres. Desculpa, Gael, mas assim não dá!!! =)

segunda-feira, 6 de outubro de 2008


Hoje estávamos assistindo este programa na televisão e me dei conta de que (apesar de dublado) os apresentadores estavam falando português! Fiquei muito emocionada e apertamos a tecla "SAP" e ouvi um pouquinho de português (apesar de paulista, deu para matar a saudade!).

O mais engraçado foi que o programa falava extamente de Cuzco e Machu Pichu - dois lugares que conheci junto a um maravilhoso viajante, meu pai. Lembrei-me muito dos vários momentos mágicos que vivimos no Peru e foi bastante nostálgico!! =) Mas também foi ótimo lembrar de tanta coisa boa! Contrabaleanceou as notícias-bomba de ontem (João Henrique) e de hoje (quebra das bolsas e crise financeira).

domingo, 5 de outubro de 2008

Político é tudo igual

É um alívio saber que ACM Neto foi eliminado já no primeiro turno. Contudo, não posso acreditar que o PT e o PMDB estejam buscando o apoio de um caudilho como ele para o segundo turno. Sinceramente, não ter ACM Neto do seu lado deveria ser um auxílio à campanha, e não o contrário.

Mas a política brasileira não é bem assim, não é nada racional. E isso por culpa do povo, que parece que emburrece mais à medida que o tempo passa. Ontem, Enéas ter sido eleito deputado foi um escândalo. Hoje é normal que Leo Kret tenha tido a quarta maior votação de uma das mais importantes cidades do país.

Mas, voltando a falar de política... É vergonhoso ler o que dizem os políticos brasileiros. Para mim, já é quase um desafio aos neurônios buscar um sentido na vida política brasileira - e pior ainda na baiana - e pior ainda na soteropolitana.

O deputado federal [ACM Neto] disse também que vai conversar com todos os partidos que integraram a sua coligação para saber que posição vai tomar no segundo turno. "Posso apoiar o Pinheiro, posso apoiar o João ou não apoiar ninguém. Não quero me precipitar, mas, se um candidato receber o meu apoio, ele terá de assumir algumas propostas que defendi durante a campanha." - Folha Online, http://www1.folha.uol.com.br/folha/brasil/ult96u452776.shtml

Ele [Jacques Wagner] acha difícil mas não impossível o PT fechar com o DEM. “Todos têm direito a buscar apoio e acho legítimo os dois procurarem parceria com ACM Neto", afirma. - A Tarde Online, http://www.atarde.com.br/politica/noticia.jsf?id=977972

Inacreditável

Hoje de noite visitei ansiosa o site do A Tarde para saber quem ganharia a prefeitura de Salvador... Qual não foi a minha surpresa ao descobrir que JOÃO HENRIQUE vai disputar o segundo turno??? Sinceramente, é inacreditável que um prefeito tão INÚTIL como foi João Henrique, que deixou as ruas esburacadas, que esgotou as verbas municipais antes do meio do ano, que basicamente só pôde governar porque o Estado o ajudou, possa receber apoio suficiente da população para tentar a reeleição. Para mim, já é um crime que esteja na disputa pela prefeitura, agora, sinceramente, se for eleito, acho que me recuso a voltar a Salvador. Não sei o que a cidade pode se tornar por mais 4 anos nas mãos desse ignorante.

Aliás, cheguei à constatação de que o povo baiano - ou talvez só o soteropolitano, para não generalizar - é burro. Porque não tem problema errar uma vez, é humano. Mas errar de novo é burrice.

Os vereadores eleitos também são uma VERGONHA nacional. Definitivamente farei um adesivo pro meu carro quando voltar ao Brasil, e ele vai dizer: "Eu tenho vergonha dos vereadores de Salvador". Vou comercializar e tudo, será um sucesso, sem dúvidas. Quer dizer, não sei. É mais fácil que seja um sucesso em Curitiba que em Salvador, devido à BURRICE da população. Aposto que alguns milhões nem saberão do que estarei falando.

Acho que posso dizer que a parte mais triste do meu dia foi ler as seguintes palavras no site do A Tarde: "Entre os vereadores mais votados para a Câmara Municipal de Salvador, destaca-se Léo Kret (DEM), o primeiro travesti eleito para o poder Legislativo da capital baiana. “Represento o povo, os artistas e os jovens”, declarou ao saber do resultado". Leo Kret é o travesti que afirma ter Carla Pérez como seu maior ídolo musical baiano. Para quem não se lembra, vai um videozinho:


sábado, 4 de outubro de 2008

Sumiço

Sumí por alguns dias porque tive duas provas e uma apresentação. Aliás, tive que apresentar o Brasil para minha aula de "Cultura e Identidade na América Latina". Coloquei partes dos filmes "Cidade de Deus" (Marcio me mata!!!) e "O que é isso, companheiro?". Também coloquei muitas fotos desse país (geograficamente) lindo, inclusive algumas de neve e tudo e ninguém acreditou que era o Brasil e não a Alsácia ou algo assim.

Foi bom ter feito essa apresentação, porque me alegrei e me emocionei com algumas coisas do meu país... Então, depois de tanta pesquisa, acho injusto não dividir com vocês algumas descobertas (as informações vão em espanhol porque fiquei com preguiça de traduzir, mas tá entendível):

Economia
- El PIB total de Brasil es de US$ 1.067.803.000
- La economía de Brasil es la novena del mundo y la primera de América Latina
- Brasil es el 7º mayor productor de cereales del mundo, detrás de China, Estados Unidos, India, Russia, Francia e Indonésia. En este sentido, es el segundo mayor productor de soya del mundo (el primero es EUA).
- Brasil es el 3º mayor productor de carne del mundo, detrás de China y Estados Unidos.
- La industria brasileña generó en 2007 r$1.269.252.098.000.
- En 2006, 98% de las industrias brasileñas son de "transformación" (el tipo de industria que transforma la materia-prima en algún tipo de producto comercial a punto de ser consumido o usado). Apenas 1,99% de las industrias eran extrativas.
- El país recibe anualmente 5.358.000 turistas | Mexico recibe 102.501.000

Indicadores Sociais
- Expectativa de vida - 70,3 años | 82º lugar en el mundo, datos de 2005
- Índice de desenvolvimento humano - 0,79 | 64º lugar en el mundo, datos de 2004
- Tasa de alfabetización de las personas de 15 años o más - 88% | 16º lugar en América Latina, datos de 2005
- Mortalidad infantil 2,5% en 2006
- Población subnutrida 7% | Mexico tiene 5%, datos de 2002
- Domicílios con acceso al agua potable 90% | 77º lugar en el mundo, datos de 2004
- Domicílios con acceso a la red sanitaria 75% | 62º lugar en el mundo, datos de 2005
- Usuarios com acesso à internet 21 a cada 100 | 7º lugar en América Latina

[todos os dados foram retirados do site do IBGE ou do FAOSTAT]

É a velha frase, "a economia vai bem, mas o povo vai mal".