sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

Começou!!

Hoje foi a saída da Caravana. Havia muitos pais, mães, tios e deu para sentir também que éramos todos uma família! Os estudantes participantes são muito interessantes e a viagem é super emocionante, então acho que será uma combinação perfeita!


Foi difícil segurar as lágrimas quando me despedia do pessoal... Acho que nunca me acostumo a dizer tchau, mesmo que seja rapidinho, como desta vez – apenas 2 meses (o intercâmbio mais rápido de que já participei)!

Gostei do que Naomar falou: os jovens têm muitos planos, muitos sonhos e isso deve ser incentivado e apoiado, não desencorajado. Acho que isso também ajuda a mover a sociedade, de alguma maneira. Naomar também disse que tinha feito na década de 70, com Marcio, a mesma viagem! Incrível =) Não imaginava, apesar de que Marcio já tinha me contado da sua ida a La Paz...

Depois ele me explicou que pegaram um ônibus até Mato Grosso e de lá o famoso Trem da Morte até a Bolívia... Daí foram de país em país, numa época de golpes de estado e revoluções. Marcio me contou que quando eles chegavam numa cidade e liam o jornal, viam a notícia de que a estrada pela qual haviam passado no dia anterior tinha sido fechada pelas guerrilhas, pelos “campesinos” ou pelo governo local. Que aventura!!!

Mudando de assunto: nosso almoço foi delicioso, a cozinheira da churrascaria onde paramos fez uma comidinha especial para os vegetarianos (somos cinco, por enquanto, mas parece que surgirão novos adeptos durante o percurso). Nossa comida foi fresquinha (e não o que tinha sobrado, que foi o que os carnívoros comeram) e sem moscas hahahahaha. Tudo graças a Antonio, que é vegan e acompanhou toda a preparação dos alimentos (inclusive pediu para a moça lavar o repolho – coisa que ela não ia fazer – e fritar, por via das dúvidas).

Apenas a 200km de Salvador, aproximadamente, já víamos a desigualdade: casas muito humildes, construídas à beira da estrada, e pequenas propriedades rurais, com cultivos de subsistência. Não precisa ir muito longe para entender a América Latina, mas vai ser interessante perceber os pontos em que esses contrastes se parecem e se diferem.

Fiquei feliz com o apoio da Vivo, espero que a gente disfrute da melhor cobertura ;)

Um comentário:

Carol Eysen disse...

seus textos me fazem ouvir sua fala amiga ! sao tao naturais...